quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Miserere!



Faz algum tempo,acho uns três anos,estava ouvindo a Cultura FM(minha rádio favorita


\°/ );tem um "quadro",chamado pergunte ao maestro;pois bem,um ouvinte havia comentado sobre uma HQ,na qual aconteceu algo pra lá de curioso: o personagem,havia infligido alguma regra,grande o sulficiente para considerá-lo um pecador.E dos grandes!O único jeito de redimir-se de Deus e dos homens,seria entoar um "Miserere";um cântico cristão que evoca a Misericódia de Deus.Devo admitir ser esquisito logo eu,falar a respeito dessas coisas,mas quando ouço certos hinos,principalmente a liturgia cristã da Idade Média,não deixo de ficar tocado. ...Outro episódio que vale citar,é sobre a Antífona Mariana "Salve Regina" (Salve Regina /Mater Misericordiae/Vita Dulcedo);ela era muito entoada no fim do século XIV,começo do XV,principalmente pelos marinheiros ibéricos.Eles se juntavam no convés do navio,todos,pouco antes do cair do Sol e,á capela,em uníssono como pede a música litúrgica clássica,entoavam o Salve Regina,pedindo misericórdia à Deus e o bom sucesso da viagem.Tenho uma fitinha com o Salve Regina de Poulenc,essa versão sendo já bem mais recente,acho que dos anos 1920 mais ou menos.Mas não deixa de ser tocante!...Sei que ele compôs essa versão,por ocasião da morte d'um ente querido.
O tal do Miserere,corresponde ao Salmo #51;mas o que mais me toca mesmo,é a transparência com a qual as músicas sacras eram entoadas nessa época.Parece não sei,que ainda em carne virava-se espírito;me sinto etéreo e puro,só de entoar essas melodias aqui,na minha mente.E choro.Rsrs,cheguei a chorar copiosamente numa madrugada,na qual no breu do quarto de dormir,pus-me a ouvir a tal fitinha,e com outras liturgias também^^.Mas não é o orvalho da tristeza(gosto de referir-me ao choro,como orvalho).É antes um peso enorme que se esvai de meus ombros,e rola-se lágrimas d'uma alegria branda,serena,cingida pela consciênca profunda de minha pequenez ante o intrasponível céu que sobrepõe-se a mim rumo ao cosm0.^^ É bom respirar isso.
Somente algo como um "Miserere",é capaz de tirar de dentro de nós todas aquelas angústias secretas que nos abafam,ainda que momentâneamente.Desejo um sincero "Miserere",ás pessoas que amo.
Abraço á todos!
P.S.:Aqui,segue-se o vídeo do Salve Regina de Poulenc!




Nenhum comentário:

Postar um comentário