quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

2009 vai,2010 vem


Não se trata nem de uma questão de ser ou não ano novo;creio que a maior parte das perspectivas que se cria num ano,deve ter como foco,não esse período arbitrário de 365 dias,mas antes,a "fase" na qual nos encontramos,caiba ela ou não,no âmbito do ano.Comecei 2009 trabalhando literalmente:consegui um bico numa loja 24hs,e fiz "extra" lá na noite de revéillon.Isso foi um indício para mostrar o que vinha pela frente: muito trabalho,agitação,desafios,como havia tempo não enfrentava.Fiquei feliz por esse ano,porque já há um bocado de tempo,as páginas de minha vida andavam sendo tingidas de negro.Eu estava caminhando para minha destruição.Estava.Ainda no comecinho pensava em coisas tolas,tipo suicídio e "vou me matar de trabalhar pra ficar rico e avarento".Tudo começou a mudar quando parei um dia,inocentemente,e comecei a fazer um retrospecto dos anos predecessores,de 2008 pra trás.Peguei minha caderneta de contabilidade(acreditem,eu fazia minha contabilidade até uns meses atrás...),nas últimas folhas,e comecei enumerando.Não aguentei chegar á 2006...;cheguei á conclusão de que desde um bom tempo,não estava vivendo,mas sim sobrevivendo,fugindo de mim,dos outros,das responsabilidades,e dizendo pra mim que estava tudo bem.Não,não estava.E isso ficou evidente quando tive um estado de choque por conta de uma decepção profissional.Decidi: vou namorar!Vou viver!E pra isso,deixei meu emprego antigo pra ficar em um só -pois tinha dois-,comecei a fazer oficina cultural e aula de música;duas coisas que tinha deixado pra trás,que me faziam muito bem.O resto foi consequência dessas duas coisas,e algo a mais.Mas valeu,e está valendo ainda.Em abril desse ano que se encerra,quando decidi isso,iniciou-se um ciclo importante e inevitável na vida de qualquer um: a construção,a reengenharia.É no fim da adolescência,essa fase tão conturbada que acaba aos 24 mais ou menos,que enfim cada um tem tempo de fazer suas últimas modificações pra fase adulta.A partir daí,ter-se-á uma idéia de como seremos e lidaremos com a vida,seja profissional,social,afetiva,com os filhos... .Não que não possamos mudar após -claro que podemos;mas aí,quanto mais o tempo passa,quanto mais adiamos,mais difícil fica mudar.Mais duros ficamos,e ficamos mais próximos da morte também.A vida cobra a sério mesmo.E tentarei melhorar e corrigir meus erros o quanto possível durante essa fase -e parando pra pensar bem,mesmo com os sofrimentos inertes á vida,e principalmente á adolescência e ao fato de ser altamente emocional,sabe de uma coisa? Até que sou feliz!Não sei classificar bem isso,mas quando imagino-me com 40 anos,olhando para mim hoje,projetando isso,posso afirmar isso;uma paz enorme invade meu coração,e penso que deveria ser mais calmo.Uma hora eu consigo.

Seis fatos,eventos,adventos de 2009:
  • Aula de música(nunca me imaginei tocando viola!)

  • Até que fim,achei um perfume pra mim,que de fato gostasse: Avon Class Act

  • Meu blog

  • Me tornei mais coração-mole(é uma vitória pra quem achava que iria se tornar amargo)

  • Meu emprego novo,na Save Seguros & Corretora

  • a Dayane.Devo-a muito: ao longo desse ano,você foi motivo para muitos de meus devaneios,risos,risadas,esforços,e por algumas lágrimas também.É uma homenagem,tente ver com leveza:você acalmou em mim,algumas feridas que estavam abertas havia muito tempo,e acho que no devido tempo,isso irá lhe despertar alguma calma de espírito...Não há como pagar sua participação aqui.Obrigado por ter adentrado aqui.Adoro-te.
  • Ninguém que me conhecia,achava-me muito eclético logo de cara,mas sempre ouvi umas músicas variadas;pois é,não é que fiquei mais eclético ainda?(também é culpa sua,Dayane)

Metas principais para 2010:

  • Terminar o ensino médio,né?Já passou da hora!

  • Escrever mais,mais,mais;ler mais,mais,mais;mais exposições,mais museus!

  • Aprender a andar de bicicleta(Ei!porque a risada?!!)

  • Ser um irmão melhor,e pagar a grana preta que devo pra você Lidia.Apesar de meu coração ter ficado meio "duro" pra demonstrar o quanto eu a amo,saiba que você é talvez,a pessoa mais essencial em minha vida,mesmo estando num caminho meio diverso do seu,no qual só nos topamos nos cruzamentos.Amo-a muito.

  • Bem,se 2009 foi o ano da emoção á flor da pele,nesse devo e tenho que ficar mais tranquilinho.Ao longo de 21 anos,de 1988 á 2009,já fui apático,frio,desesperado como uma mulher neurótica aos 30,pessimista,otimista,calmo de mais,agressivo,e nem lá nem cá.E em 2009 consegui ser quase tudo isso elevado ao quadrado também.Visto minha idade,agora é hora de amadurecer um pouquinho e ficar mais calmo.Mas que viver á mil foi bom;ôh se foi!Garanto que quando ficar velho vou dar muita risada dessa época!E as pessoas que estiveram e estarão também.

  • Juntar um dinheirinho.Quero casar e ter uma casa daqui alguns anos,e quem sabe,ir pra europa.

  • Cuidar melhor ainda do coração,da psique,do espírito,do corpo.
  • Por ser essa uma época de construção,cheguei á conclusão(á contragosto,é verdade),que nem tudo pode ser na hora que eu quero.É egoísmo demais.Esperar faz parte,e é necessário no processo de crescimento.Esperei 21 anos pra me dar conta disso.Posso esperar mais.E mais importante que isso:aprendi que liberdade,não é só ser livre pra sair pra onde quiser,fazer o que quiser,ficar com quem quiser:esperar,aguardar,também é exercitar a liberdade.Descobri que sou livre pra esperar,e que isso é prazeroso também.Esse ano,quero e vou,ser mais livre ainda.

  • Por fim,mas até mais importante que os demais: a cada dia,quero me tornar um ser humano melhor,e desejo isso á meus entes queridos também.

É isso aí.Boas festas,ótimo ano,entrar de ano,e que nossas esperanças só cresçam,e junto com elas,os músculos necessários para colher os frutos.Um 2010 ainda melhor e mais marcante.Abraço á todos.


Um comentário:

  1. Eu tb t amo mto!!Vc sabe disso!!E c certeza 2010 será mto melhor p nós!!

    Bjão!!

    ResponderExcluir